sexta-feira, 28 de junho de 2013

A VIRGEM MARIA NA SAGRADA ESCRITURA


A Mariologia tem como fundamento, conteúdo e norma a Palavra de Deus!

Escutar a Escritura…
…numa escuta pura, sincera e obediente da Palavra de Deus;
…para falarmos de Maria e aprofundarmos a nossa fé;
…para podermos falar profeticamente de Maria;
…dando sentido em nossa vida à devoção e veneração mariana.
A Igreja acolheu o testemunho inspirado da Revelação de Deus que foi sendo transmitido, gestado, vivenciado e aprofundado.
+ A Palavra de Deus é o lugar original e fundamental da nossa fé em relação à Maria Santíssima. Ela é também a norma que purifica qualquer desvio da fé, desmascara qualquer reducionismo e critica os excessos e exageros.
+ A Palavra de Deus lida, vivida e compreendida na Tradição da Igreja!
O testamento bíblico sobre Maria, a Mãe do Senhor, é sóbrio e denso:
+ Sóbrio: fala-se pouco e não existe uma “vida de Maria” como relato histórico.
+ Denso: tudo o que é dito sobre Maria está marcado pela experiência de fé das comunidades cristãs.
O Antigo Testamento é verdadeira Palavra de Deus inspirada! Ele anuncia, narra, explica a História da Salvação. O AT prepara a vinda de Cristo e seu Reino apresentando promessas, profecias e figuras.
Perguntamos: “E Maria Santíssima no AT?” Ela é prefigurada, preparada, gestada, anunciada por meio de promessas, profecias, imagens e figuras. Agora é claro que esta é uma leitura que nós cristãos fazemos a partir da nossa experiência do mistério da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo!
O Novo Testamento é a plenitude da Palavra de Deus revelada em Jesus Cristo! O centro do NT é Jesus Cristo Morto e Ressuscitado que revela o amor do Pai e concede o dom do Espírito Santo iniciando e sustentando a Igreja.
Perguntamos: “E Maria Santíssima no NT?” Nos escritos do NT, percebe-se um processo de aprofundamento e amadurecimento na compreensão dos cristãos acerca da presença e do significado da figura da Virgem Maria de Nazaré no mistério redentor de Deus revelado e realizado em Jesus Cristo. Maria é apresentada como a Virgem de Nazaré, a Cheia de Graça, a Serva do Senhor, a Bendita, a Crente, a Mãe de Jesus, a Mãe do Senhor, a Mulher! Apresentando Maria, o NT apresenta fundamentalmente Jesus Cristo!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Aniversário sacerdotal do Padre



"Seduziste-me Senhor, e eu me deixei seduzir" (Jr 20,7).
Aos quinze dias do mês de junho de 2007, na Catedral Metropolitana de Uberaba fui ordenado sacerdote, para a Arquidiocese de Uberaba.
"Sou teu sacerdote: pela tua misericórdia, me escolheste para ser sinal de tua graça sobre esta terra" (Pe. Karl Rahner).

"Que poderei retribuir ao Senhor, por tudo aquilo que ele fez em meu favor"

Queridos amigos(as), colocar nosso ministério a serviço, implica principalmente colocar-se nas mãos do Senhor, para que Ele nos guie por seus caminhos, como agentes de transformação. Nesses seis anos de vida sacerdotal pude comprovar isso, por esse tempo que o Senhor me concede como servidor do seu Reino em sua sua Igreja.